Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade UCL participaram, nesta semana, de uma visita técnica à Igreja dos Reis Magos, no município da Serra. A atividade foi organizada pelas professoras Aline Sauer, que também é coordenadora do curso, e Karla Kiister. A iniciativa teve como objetivo proporcionar uma vivência prática sobre a importância do patrimônio histórico e cultural brasileiro.

A visita foi realizada no contexto da disciplina “Introdução à Arquitetura” e contou com a presença dos estudantes do primeiro período, além de ser estendida para alunos de outros períodos. Segundo a professora Karla Kiister, o grupo pôde conhecer de perto o processo de restauro da igreja, finalizado no ano passado, além de explorar suas características arquitetônicas e artísticas.
“A Igreja dos Reis Magos foi inaugurada em 1615 e é um dos primeiros patrimônios tombados pelo Iphan, órgão máximo de proteção patrimonial no Brasil. Ela é uma das principais igrejas de missão jesuítica do Espírito Santo e do país. Durante a visita, os alunos aprenderam sobre a importância da preservação do patrimônio cultural, valorizando a identidade do município da Serra e do povo serrano” — destacou Karla.
A professora e coordenadora Aline Sauer, reforçou o papel das visitas técnicas na formação acadêmica dos estudantes. Para ela, esse tipo de atividade permite que os alunos vivenciem, na prática, os conceitos abordados em sala de aula.

As visitas aumentam o repertório dos alunos e contribuem diretamente para a elaboração de trabalhos acadêmicos e futuros projetos profissionais. No caso da Igreja dos Reis Magos, tratamos da história contada pelos monumentos históricos arquitetônicos — explicou Aline.
Além dos aspectos históricos, a visita despertou reflexões sobre o pertencimento e o envolvimento da comunidade com o processo de preservação. “O patrimônio, seja arquitetônico ou imaterial, traz uma noção de comunidade, de identidade e de evolução da sociedade”, completou a coordenadora.
A experiência marcou os estudantes, que retornaram com novas percepções sobre a importância de preservar a memória e a cultura locais — lições valiosas para quem está começando a jornada na arquitetura. Confira as fotos do momento aqui.