ENGENHARIA MECÂNICA

Bacharelado

5 Anos

O curso de Engenharia Mecânica da UCL forma profissionais altamente qualificados para atuar em áreas como automobilística, aeronáutica, manufatura e energias renováveis. Com o avanço da Indústria 4.0, a automação de processos e a sustentabilidade, a demanda por engenheiros mecânicos que dominem tecnologias de simulação, análise de dados e manufatura aditiva está crescendo.

A UCL oferece uma formação robusta, com disciplinas práticas em termodinâmica, mecânica dos fluidos e projeto de máquinas, além de laboratórios equipados e a possibilidade de estágios supervisionados.

O setor que mais emprega engenheiros mecânicos é o industrial. No entanto, empresas prestadoras de serviços de consultoria, projetos e construção mecânica, representam também um espaço interessante para esse profissional. Assim, o engenheiro de produção mecânica pode atuar como profissional liberal ou como funcionário em indústrias, em toda e qualquer atividade ligada a máquinas, tais como:

Criação: desenvolver turbinas a vapor, compressores, caldeiras, motores de combustão interna e sistemas de refrigeração.

Manutenção e Instalação: proteger, instalar e manter turbinas, bombas, válvulas e máquinas em funcionamento;

Projeto e Acompanhamento: definir instrumentos para monitorar processos térmicos e hidráulicos, determinar o tamanho dos equipamentos, fazendo especificações térmicas e escolhendo o material para os equipamentos industriais;

Desenvolvimento: elaborar catálogos técnicos, moldes para ferramentas e dispositivos de alimentação de máquinas; testes de resistência em máquinas e equipamentos;

Expressão Gráfica

Lógica e Programação

Química Tecnológica e Materiais

Cálculo I

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I

Projeto Interdisciplinar de Engenharia II

Cálculo II

Estática

Comunicação e Linguagem

Química Experimental

Probabilidade e Estatística

Álgebra

Eletricidade Aplicada

Gerenciamento de Projetos

Projeto Interdisciplinar de Engenharia II

Materiais e Sensores

Empreendedorismo

Fenômenos de Transporte

Ensaios Mecânicos

Cálculo III

Cinemática

Administração Geral

Dinâmica

Sistemas Integrados de Manufatura

Metrologia

Mecânica dos Sólidos I

Análise de Investimentos

Processos de Fabricação Mecânica I

Mecânica dos Fluidos

Elementos de Máquinas

Termodinâmica

Ergonomia, Higiene, Segurança e Saúde do Trabalho

Direito Empresarial

Mecânica dos Sólidos II

Processos de Fabricação Mecânica II

Mecanismos

Materiais de Construção Mecânica

Estudos Ambientais

Metodologia da Pesquisa

Pesquisa Operacional I

Máquinas Térmicas

Transferência de Calor e Massa I

Controle de Sistemas

Gestão da Qualidade

Máquinas de Fluxo

Projeto de Novos Equipamentos

Vibrações Mecânicas

Transferência de Calor e Massa II

Refrigeração e Ar Condicionado

Projeto Assistido por Computador

Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania

Trabalho de Conclusão de Curso

Atividades Complementares

Estágio Supervisionado

Optativa

Desenho Universal e Acessibilidade

Manutenção Industrial

Equipamentos Mecânicos Industriais

Hidráulica e Pneumática

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Elisama Rocha de Carvalho

Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2000) e Mestre em PPGEE – Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009).
Atua como docente de ensino superior e coordenadora dos cursos de Engenharia Elétrica, Controle e Automação, Mecânica e Biomédica da UCL – Faculdade Centro Leste.
Atua também como docente nos cursos de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, e Ciência da Computação da UVV – Universidade Vila Velha. Participou do grupo de pesquisa “Mobilidade Elétrica no Estado do Espírito Santo” (2022-2023), estudando sobre os impactos da alocação de eletropostos nas redes de distribuição de energia elétrica.
Tem experiência na área de ensino superior e técnico desde 2004, e na Engenharia Elétrica, atuando principalmente em Projetos Elétricos de Baixa e Média Tensão.

De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 280, DE 24 JUN 1983, Art. 1º. alínea b, do Sistema Confea/CREA, a ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL do Engenheiro de Produção Mecânica é ENGENHEIRO MECÂNICO.

RESOLUÇÃO Nº 280, DE 24 JUN 1983
“Designa o título e fixa as atribuições das novas habilitações em Engenharia de Produção e Engenharia Industrial”.

O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA, usando das atribuições que lhe confere a letra “f” do art. 27 da Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, e, consoante o aprovado pelo Plenário nas Sessões Ordinárias nºs. 1.142, de 24 de junho de 1983 e 1.148, de 18 de novembro de 1983,
CONSIDERANDO que a estrutura dos cursos de Engenharia estabelece seis grandes áreas, podendo advir de cada uma as formações em Engenharia de Produção e em Engenharia Industrial;
CONSIDERANDO que na. nova estrutura curricular dos cursos de Engenharia foram caracterizadas as habilitações de Engenharia Industrial;
CONSIDERANDO a necessidade de, face ao acima exposto, definir-se as atribuições novas formações profissionais.

RESOLVE:
Art. 1º – Aos profissionais diplomados em Engenharia de Produção ou Engenharia Industrial, cujos currículos escolares obedeçam as novas estruturas, dar-se-á o título e as atribuições de acordo com as seis grandes áreas da Engenharia, de onde se originaram, e da seguinte forma:
a. Aos oriundos da área CIVIL, o título de Engenheiro civil e as atribuições do art. 7º da Resolução nº 218/73, do CONFEA;
b. Aos oriundos da área MECÂNICA, o título de Engenheiro Mecânico e as atribuições do art. 12 da Resolução nº 218/73, do CONFEA;
c. Aos oriundos da área ELÉTRICA, o título de Engenheiro Eletricista e as atribuições dos arts. 8º e 9º da Resolução nº 218/73, do CONFEA;
d. Aos oriundos da área METALÚRGICA, o título de Engenheiro Metalúrgico e as atribuições do art. 13 da Resolução nº 218/73, do CONFEA;
e. Aos oriundos da área de MINAS, o título de Engenheiro de Minas e as atribuições do art. 14 da Resolução nº 218/73, do CONFEA;
f. Aos oriundos da área de QUÍMICA, o título de Engenheiro Químico e as atribuições do art. 17 da Resolução nº 218/73, do CONFEA.

Art. 2º – Aos profissionais a que se refere o artigo anterior aplicam-se os demais dispositivos pertinentes da Resolução nº 218/73, do CONFEA.

Art. 3º – Aos profissionais diplomados em Engenharia de Produção e Engenharia Industrial anteriormente à nova estrutura curricular, registrados ou não, aplicam-se as disposições vigentes à época de suas formações.

Art. 4º – A. presente Resolução trará em vigor na data de sua publicação.

Art. 5º – Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília, 24 de junho de 1983.

Crea-ES – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do ES

Redução do número de disciplinas no semestre letivo

A matrícula em um número de disciplinas inferior ao sugerido na estrutura curricular é permitida para todos os cursos. Esta opção promove redução no valor da semestralidade e a possibilidade de maior rendimento acadêmico para quem tem pouca disponibilidade de tempo para os estudos, porém aumenta o tempo de duração do curso..

Financiamento Estudantil (FIES)

A UCL está credenciada como participante do FIES, plano de financiamento estudantil do governo federal através da Caixa Econômica, com 100% do valor da mensalidade e com regras ditadas pelo próprio MEC. As regras deste financiamento estão disponíveis na internet no endereço www.mec.gov.br

Bolsas de atividades acadêmicas, de pesquisa ou monitoria

Descontos sob forma de bolsa poderão ser concedidos a alunos que participam de projetos de pesquisa, monitorias ou executam atividades de interesse institucional.

Redução do número de disciplinas no semestre letivo

A matrícula em um número de disciplinas inferior ao sugerido na estrutura curricular é permitida para todos os cursos. Esta opção promove redução no valor da semestralidade e a possibilidade de maior rendimento acadêmico para quem tem pouca disponibilidade de tempo para os estudos, porém aumenta o tempo de duração do curso..

Financiamento Estudantil (FIES)

A UCL está credenciada como participante do FIES, plano de financiamento estudantil do governo federal através da Caixa Econômica, com 100% do valor da mensalidade e com regras ditadas pelo próprio MEC. As regras deste financiamento estão disponíveis na internet no endereço www.mec.gov.br

Bolsas de atividades acadêmicas, de pesquisa ou monitoria

Descontos sob forma de bolsa poderão ser concedidos a alunos que participam de projetos de pesquisa, monitorias ou executam atividades de interesse institucional.

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