Campus UCL Manguinhos
Portaria Nº 322, de 19 de dezembro de 2012
Entre os profissionais demandados nesse cenário de crescimento econômico, destaca-se a análise e desenvolvimento de sistemas que é a área de concentração destinada à criação, instalação e manutenção de sistemas de informação visando os seguintes fatores: funcionalidade, qualidade, confiabilidade, desempenho, portabilidade, usabilidade, foco no usuário, etc. Os principais serviços prestados por essa área são: análise, projeto e construção de sistemas, modelagem de dados, gerência de configuração de sistemas.
A Instituição de Ensino UCL tendo como base as características da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pretende formar Tecnólogos com uma sólida base teórica multidisciplinar conjugada a uma capacidade técnica e prática de qualidade. Esta junção propiciará ao mercado, profissionais habilitados à prática da análise e desenvolvimento de sistemas considerando a realização de análise, modelagem, projeto, construção e manutenção dos sistemas de informação.
Dentre as principais atividades que o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas realizará, estão:
- Análise de Sistemas: Modela soluções de software e modificações em processos de negócio a partir da análise desses processos e a partir da interação com os envolvidos direta e indiretamente nos processos analisados.
- Projeto de Sistemas: Projeta soluções de software a partir da modelagem realizada pelo Analista de Sistemas com o objetivo de informatizar processos de negócio tornando-os mais eficientes. O projeto de sistemas considera fatores como segurança da informação, armazenamento e integração de dados, desempenho e usabilidade dos sistemas, escolha de tecnologias, etc. de forma a possibilitar a construção dos sistemas modelados.
- Construção de Sistemas: Constrói soluções de software utilizando as tecnologias adequadas de acordo com o tipo de sistema desenvolvido. Cria e integra banco de dados. Utiliza as mais diversas tecnologias de desenvolvimento de sistemas e construção de interfaces para diversos tipos de plataforma de software como desktop, cliente-servidor, sistemas web e sistemas para dispositivos móveis.
- Gestão de Projetos de Software: Gerencia equipes de desenvolvimento de sistemas de acordo com as práticas de gestão de software praticadas no mercado considerando os conceitos de análise de escopo, prazo, custo, riscos e demais conceitos da área de gerência de projetos. Utiliza padrões de qualidade de software providos a partir de modelos de maturidade como MPS.Br e CMMI de forma a garantir a qualidade dos sistemas construídos desde sua análise, passando pelo projeto e construção, até a implantação e treinamento dos usuários.
O curso é oferecido em cinco semestres letivos, e o seu currículo inclui disciplinas de formação básica e geral, comum ao curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, e disciplinas de formação profissional.
COORDENADOR
João Paulo Machado Chamon
Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014), Especialista em Criptografia e Segurança em Redes pela Universidade Federal Fluminense (2009) e Graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade do Centro Leste (2006). Atualmente é professor e coordenador dos cursos de Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UCL – Faculdade do Centro Leste, além de Coordenador de Tecnologia da Informação. Tem interesse nas áreas de Redes de Sensores sem Fio, Computação Ubíqua e Arquitetura de Computadores.
PERFIL DO EGRESSO
Profissional multidisciplinar, com capacidade de modelar, projetar e desenvolver soluções de software, coordenar equipes de projeto de software e gerenciar a produção desde a análise até a implantação do software. A formação multidisciplinar permitirá ao profissional uma visão integrada para lidar com questões específicas relacionadas ao cliente, ao mercado e ao consumidor final. O curso propiciará ao aluno diversas competências, dentre elas o egresso estará apto a:
- Analisar Sistemas: Utilizar técnicas de modelagem de sistemas e modelagem de dados aliadas às técnicas da engenharia de software destinadas à análise de sistemas. Representar os processos estudados por meio de diagramas e documentos específicos que permitam o projeto da solução de software que atenda aos objetivos da análise realizada.
- Projetar Sistemas: Modelar uma solução de software que atenda os requisitos verificados durante a fase da análise. Escolher as melhores tecnologias de desenvolvimento, banco de dados, arquitetura de software, disponíveis para a construção dos sistemas de informação. Projetar as integrações de dados necessárias para a efetiva comunicação do sistema a ser criado com os sistemas já existentes na organização.
- Construir Sistemas: Construir sistemas seguindo modelagem e projetos criados utilizando para isso ferramentas e técnicas modernas da engenharia de software. Utilizar de forma eficiente os frameworks de desenvolvimento de sistemas disponíveis no mercado. Criar interfaces inteligentes e adequadas de acordo com as técnicas de interação com usuário para as mais diversas plataformas de hardware. Criar, consultar e manter bancos de dados e seus sistemas gerenciadores. Codificar, testar, implantar e manter os mais diversos tipos de arquiteturas de software.
- Gerenciar Projetos de Sistemas: Criar, a partir da análise de um sistema computacional, os projetos de escopo, tempo, custo, riscos e recursos necessários para a condução do projeto até a fase de implantação do software. Planejar as fases de análise, projeto, construção, testes unitários, testes integrados, migração de dados, implantação e treinamento relacionados a projeto de sistema de informação. Utilizar os conceitos de qualidade de software providos pelas diversas metodologias aplicadas na área. Gerenciar durante o projeto de software todas as implantações realizadas, bem como todas as modificações de código efetuadas por meio de gerenciadores de versão. Criar e manter ambientes computacionais de hardware e software para desenvolvimento, homologação e produção relativos ao sistema computacional projetado.
Junto com todas essas competências o aluno aliará capacidade de reflexão, criatividade e autonomia para acompanhar as alterações dos projetos e sua interação com questões tecnológicas e científicas. Durante todo o processo de trabalho o egresso perseguirá o desenvolvimento da inovação científico-tecnológica e o uso da criatividade para aplicar em seu meio de atuação.
O profissional também terá capacidade de atuar em equipes interdisciplinares seja como integrante ou líder, entendendo as modificações do contexto do trabalho, tomando decisões e delegando tarefas.
MENSALIDADES E BOLSAS
Para efeito de pagamento da anuidade os cursos são divididos em semestres letivos, sendo o valor de cada semestralidade dividido em seis parcelas da seguinte forma:
- de janeiro a junho no primeiro semestre;
- de julho a dezembro no segundo semestre.
A primeira parcela será paga no ato da matrícula e as demais até o dia 05 de cada mês.
A UCL oferece alternativas de descontos nas semestralidades, conforme as possibilidades seguintes:
Ainda na dúvida
Mande aqui a sua dúvida que entraremos em contato imediatamente.